A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O PAPEL DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Daniela de Oliveira Pires Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.24080
Agências de fomento

Palavras-chave:

Estado brasileiro, Relação Público-privada, Privatização da educação

Resumo

O artigo pretende analisar a temática da relação público-privada na educação, a partir da perspectiva histórico-legal, como forma de compreender a inserção da lógica privatista na promoção da educação pública. Assim, contextualiza-se a relação público-privada na educação ao longo da formação política brasileira, mas para fins desse estudo, partimos do advento da ditadura civil-militar (1964-1985) até os dias atuais. O estudo se fundamenta nos seguintes eixos teóricos, estado, privatização, relação público-privada, sociedade civil, que serão estudados a partir das seguintesque serão estudados a partir das seguintes categorias de análise, contradição, historicidade e totalidade. A metodologia utilizada terá como base a análise bibliográfica e normativa. Como resultado desta elaboração, declara-se que a relação público-privada na educação, enquanto uma dimensão do processo de privatização, se fortalece, sendo resultado da lógica histórica de apropriação da esfera pública pelos setores privados hegemônicos, refletindo a noção do público no Estado brasileiro, como um espaço privilegiado para a manutenção dos privilégios e de distanciamento das reais necessidades da população. 

 

Biografia do Autor

Daniela de Oliveira Pires, Universidade Federal do Paraná/Setor de Educação

Universidade Federal do Paraná/ Setor de Educação/Departamento de Planejamento Educacional/ Núcleo de Políticas Educacionais

Downloads

Publicado

15-02-2021

Como Citar

DE OLIVEIRA PIRES, D. A PERSPECTIVA HISTÓRICA DA RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O PAPEL DO TERCEIRO SETOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 37, 2021. DOI: 10.17648/educare.v15i37.24080. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24080. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL