VIDEOCARTAS: ELOS DA CADEIA DIALÓGICA EM UM PROJETO DE ARTES VISUAIS INTERCULTURAL ONLINE

Autores

  • Katyuscia Sosnowski Instituto Federal Tecnológico do Paraná. Coronel Vivida.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19403
Agências de fomento

Palavras-chave:

Videocarta, Autoria, Enunciado, Relações Dialógicas.

Resumo

Na intenção de contribuir com a discussão sobre enunciados na linguagem videográfica, em processos de interação online, este estudo se sustenta na teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Os conceitos de autoria, enunciado, produção de sentidos e excedente de visão nos auxiliam a analisar os enunciados produzidos nas produções de videocartas; e a produção de sentido no compartilhamento das mesmas. Os enunciados destacados para nossa reflexão foram extraídos de um projeto de extensão realizado com estudantes de licenciatura em Artes Visuais brasileiros e norte-americanos. À luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, a qual pressupõe uma escuta ética e responsiva, atentamo-nos a videocarta brasileira. A partir das análises, é possível inferir que o enunciado vídeocarta possui posições relativas de autoria não como uma propriedade de alguém ou de um grupo, mas como uma posição de enunciação, ligada ao contexto em que foi proferida e marcada por um excedente de visão dos autores–criadores.

Biografia do Autor

Katyuscia Sosnowski, Instituto Federal Tecnológico do Paraná. Coronel Vivida.

Doutora em Informática na Educação, Professora do IFPR, Campus Coronel Vivida.

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Publicado

13-12-2018

Como Citar

SOSNOWSKI, K. VIDEOCARTAS: ELOS DA CADEIA DIALÓGICA EM UM PROJETO DE ARTES VISUAIS INTERCULTURAL ONLINE. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 33–56, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.19403. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/19403. Acesso em: 26 abr. 2024.