VIDEOCARTAS: ELOS DA CADEIA DIALÓGICA EM UM PROJETO DE ARTES VISUAIS INTERCULTURAL ONLINE

Autores/as

  • Katyuscia Sosnowski Instituto Federal Tecnológico do Paraná. Coronel Vivida.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19403
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Palabras clave:

Videocarta, Autoria, Enunciado, Relações Dialógicas.

Resumen

Na intenção de contribuir com a discussão sobre enunciados na linguagem videográfica, em processos de interação online, este estudo se sustenta na teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Os conceitos de autoria, enunciado, produção de sentidos e excedente de visão nos auxiliam a analisar os enunciados produzidos nas produções de videocartas; e a produção de sentido no compartilhamento das mesmas. Os enunciados destacados para nossa reflexão foram extraídos de um projeto de extensão realizado com estudantes de licenciatura em Artes Visuais brasileiros e norte-americanos. À luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, a qual pressupõe uma escuta ética e responsiva, atentamo-nos a videocarta brasileira. A partir das análises, é possível inferir que o enunciado vídeocarta possui posições relativas de autoria não como uma propriedade de alguém ou de um grupo, mas como uma posição de enunciação, ligada ao contexto em que foi proferida e marcada por um excedente de visão dos autores–criadores.

Biografía del autor/a

Katyuscia Sosnowski, Instituto Federal Tecnológico do Paraná. Coronel Vivida.

Doutora em Informática na Educação, Professora do IFPR, Campus Coronel Vivida.

Publicado

13-12-2018

Cómo citar

SOSNOWSKI, K. VIDEOCARTAS: ELOS DA CADEIA DIALÓGICA EM UM PROJETO DE ARTES VISUAIS INTERCULTURAL ONLINE. Ideação, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 33–56, 2018. DOI: 10.48075/ri.v18i2.19403. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/19403. Acesso em: 17 jul. 2024.