VIDEOCARTAS: ELOS DA CADEIA DIALÓGICA EM UM PROJETO DE ARTES VISUAIS INTERCULTURAL ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v18i2.19403Keywords:
Videocarta, Autoria, Enunciado, Relações Dialógicas.Abstract
Na intenção de contribuir com a discussão sobre enunciados na linguagem videográfica, em processos de interação online, este estudo se sustenta na teoria do dialogismo de Mikhail Bakhtin. Os conceitos de autoria, enunciado, produção de sentidos e excedente de visão nos auxiliam a analisar os enunciados produzidos nas produções de videocartas; e a produção de sentido no compartilhamento das mesmas. Os enunciados destacados para nossa reflexão foram extraídos de um projeto de extensão realizado com estudantes de licenciatura em Artes Visuais brasileiros e norte-americanos. À luz de uma perspectiva teórico/metodológica ético-estética bakhtiniana, a qual pressupõe uma escuta ética e responsiva, atentamo-nos a videocarta brasileira. A partir das análises, é possível inferir que o enunciado vídeocarta possui posições relativas de autoria não como uma propriedade de alguém ou de um grupo, mas como uma posição de enunciação, ligada ao contexto em que foi proferida e marcada por um excedente de visão dos autores–criadores.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors maintain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or as a personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International License, which permits sharing, copying, distributing, displaying, reproducing, the whole or parts provided it has no commercial purpose and the authors and source are cited.