Positivismo, política e educação: notas acerca do pensamento político comtiano
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v5i9.1249Palavras-chave:
Política, Positivismo, Partido, Estado, Revolução.Resumo
Este artigo busca fazer uma aproximação preliminar entre os aspectos político-educativos do positivismo. Nossa análise está circunscrita ao pensamento de Augusto Comte em suas relaçõescom o contexto econômico-social do capitalismo do século XIX e algumas idéias emergentes do socialismo. Pensar é função da vida e, nesse sentido, está vinculado à economia (isto é, às condições materiais de sobrevivência), à política (entendida como convivência social) e à educação (processo pelo qual a humanidade forma a si mesma a partir de determinadas concepções). Em sua “Teoria do Estado”, Comte fez a consagração da propriedade privada subordinada às necessidades sociais como algo inerente à ordem social, compreendendo que a sociedade moderna é eminentemente industrial e foi enfático na rejeição do marxismo. Comte queria retificar o capitalismo e não destruí-lo.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
DA CONCEIÇÃO, G. H. Positivismo, política e educação: notas acerca do pensamento político comtiano. Temas & Matizes, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 43–56, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v5i9.1249. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/1249. Acesso em: 15 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: Educação e Positivismo
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.