Considerações acerca do uso de novas tecnologias e formação profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v12i23.20292
Agências de fomento

Palavras-chave:

Novas tecnologias. Formação profissional. Processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Este estudo exploratório de revisão bibliográfica do estado da arte da produção científica que discorre sobre o uso das Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC) no contexto educacional, uma vez que elas se inserem na educação, permitindo o surgimento de novos métodos e formas de transmissão do conhecimento. Esse estudo tem, portanto, como objetivo fazer um estudo exploratório da temática relacionada à educação e ao processo de ensino-aprendizagem. O corpus de análise escolhido partiu da leitura de livros e de artigos que buscavam refletir acerca das novas tecnologias como recurso potencializador da aprendizagem além de discutir a formação para a prática docente com as novas tecnologias numa tentativa de (res)significar o ensino. Nesse sentido, percebeu-se, a importância de o professor se envolver nos processos de formação que viabilizam o uso adequado dos recursos tecnológicos, além da diversidade de outros recursos preexistentes que não perderam seu potencial de ensino.

Biografia do Autor

Patricia Ferreira Bianchini Borges, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

BORGES, P. F. B. Considerações acerca do uso de novas tecnologias e formação profissional docente. Temas & Matizes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 4–21, 2018. DOI: 10.48075/rtm.v12i23.20292. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/20292. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desafios da Formação Docente na Universidade Pública