Chamada para Dossiê "Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios"

26-04-2022

Este número especial da REVISTA EDUCERE ET EDUCARE - terá o foco na proposição do dossiê “Pessoas com deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios”, iniciativa do Programa de Educação Especial da Unioeste em comemoração aos seus vinte e cinco anos de atuação.

A Unioeste, universidade multicampi situada na região oeste do Paraná, vem implantando ações de inclusão social, onde se situa a de pessoas com deficiência, numa articulação importante com os movimentos sociais. Isso porque, ainda são inúmeros os desafios postos pela realidade concreta e a reflexão sobre as políticas públicas da área e a avaliação de suas implementações têm potencial para contribuir com os grupos atuantes nos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão das Universidades.

Os trabalhos submetidos poderão discutir reflexões teóricas acerca do tema, assim como experiências vivenciadas nas Universidades, no âmbito da política de inclusão educacional e social, considerando o âmbito da graduação, pós-graduação e a área do trabalho. Assim, decisões institucionais regulamentares e procedimentos didático-pedagógicos para ingresso e permanência de pessoas com deficiência, à luz da legislação pertinente, constituem elementos significativos de análise, pontuando o processo de humanização e concretização de direitos humanos.

Cronograma:

- submissão: 26 de abril à 15 de agosto de 2022

- previsão para publicação dezembro de 2022

Organizadores:

Jane Peruzo Iacono (PPGE-Unioeste)

Lucia Terezinha Zanato Tureck (PPGE-Unioeste)

Neide Silveira Duarte de Matos (PPGE-Unioeste)

Guillermo Arias Beáton (Universidade de Havana - Cuba)