EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO NO CAMPO, JUVENTUDE E IMAGINÁRIO DA VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.10228Palavras-chave:
educação não formal, educação no campo, juventude, imaginário da violênciaResumo
Este artigo objetiva discutir a relevância da educação formal e não formal na formação de jovens que são, por vezes, alvo do imaginário da violência social. Na primeira parte, discutem-se a conceituação e o contexto da educação não formal no Brasil, especialmente, no estado de São Paulo, em algumas cidades da região de Campinas. Na segunda parte, discute-se a educação não escolar trabalhada nas comunidades urbanas e rurais do Brasil. Na terceira parte, discute-se por que algumas caraterísticas são semelhantes nos discursos dos alunos que envolvem os cursos da EJA de algumas cidades do estado de São Paulo. Delineiam-se aspectos relevantes à faixa etária da desistência da Escola e aspectos relevantes para a faixa etária do retorno à sala de aula. Analisam-se, também, os problemas que acarretaram a desistência da escolarização e os problemas enfrentados pelos estudantes da EJA para retornarem aos estudos – análise de algumas falas de alunos da EJADownloads
Publicado
25-08-2014
Como Citar
SILVA, L. B. de O.; SENICATO, R. B.; TAVERNARD, I. O. EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO NO CAMPO, JUVENTUDE E IMAGINÁRIO DA VIOLÊNCIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2014. DOI: 10.17648/educare.v10i19.10228. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10228. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.