BRASIL & ARGENTINA: ETNOGRAFIAS NA ESCOLA EM PERSPECTIVA COMPARADA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v9i17.10305Resumo
RESUMO: Os modos como a Antropologia vem sendo apropriada nas pesquisas educacionais tem sido um tema relevante para se compreender como ocorre o diálogo entre Antropologia e Educação. Neste caso, o que identificamos é que este diálogo vem sendo marcado e mediado pela produção do conhecimento sobre a escola, particularmente pelo emprego de um tipo de “Etnografia” em pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação em Educação. Etnografia esta que encontra suas origens numa leitura, apropriação e proposição de um modo de investigar a escola na América Latina, de um grupo de pesquisadores do DIE-Departamento de Investigações Educativas, do CINVESTAV/ IPN-México. Anunciando um projeto de investigação que se contrapõe às teorias da reprodução, o objetivo do DIE é a transformação social, considerando a escola como um dos lugares onde se forja esta mudança. Nesta perspectiva, este artigo discute os resultados de uma investigação sobre as dissertações teses que foram concluídas entre os anos de 1980 e 2008, em Programas de Pós-graduação em Educação no Brasil e em Programa de Pós-graduação em Antropologia e Educação na Argentina, em diversas regiões destes países. O pressuposto da referida investigação é o de que fazer uso da Etnografia é, necessariamente, acercar-se da matriz antropológica e da temática das culturas na escola. A investigação, de natureza comparada, foi realizada entre os anos de 1998 e 2012, através de leitura analítica de resumos, artigos e textos na íntegra de dissertações e teses, buscando compreender a construção de uma possível interface entre antropologia e educação.
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