A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.10667Palavras-chave:
Formação docente, estágio supervisionado, Ciências BiológicasResumo
O estágio supervisionado é uma disciplina de grande relevância para a formação docente, contudo, infelizmente, ela não vem recebendo a atenção que deveria nos cursos de licenciatura. Acredita-se que a referida disciplina seja fundamental para uma completa formação dos estudantes, portanto, levando em consideração esse cenário, é importante que os estudantes compreendam a importância do estágio para sua profissão. Assim, a pesquisa a que se refere este trabalho buscou verificar se estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas compreendem a importância do estágio para suas formações. Para tanto, alguns alunos de uma Universidade pública de Minas Gerais responderam um questionário e os dados obtidos foram analisados. Percebe-se que os estudantes foram capazes de apontar a importância do estágio supervisionado de forma semelhante ao que é descrito na literatura, demonstrando que compreendem a importância dessa ferramenta. Desse modo, considerando o que foi exposto, acredita-se que seja necessário um investimento na disciplina de estágio supervisionado, tanto do ponto de vista teórico, quanto prático, já que ela apresenta importância para todos os atores envolvidos. É, portanto, a partir desse viés que as pesquisas relacionadas ao estágio supervisionado se justificam e devem acontecer, haja vista que a boa realização desse importante eixo da formação, indubitavelmente, culminará em uma melhor qualidade também da educação básica, enfatizando assim o alcance social que se relaciona com as funções daqueles que estão envolvidos com o processo de formação docente como um todo.Downloads
Publicado
20-11-2015
Como Citar
MARTINS, R. R.; COSTA, F. de J.; GOMES, A. A. E.; SIMPLÍCIO, J. A. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2015. DOI: 10.17648/educare.v11i21.10667. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10667. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.