REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS PORTUGUESES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR (ESTUDO DE CASO DUMA ESCOLA PÚBLICA URBANA)

Autores

  • Ernesto Candeias Martins

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10801

Resumo


Os objetivos deste estudo de caso, realizado no ano letivo 2012-13, numa escola pública portuguesa são: compreender as representações dos alunos duma turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (n=26 alunos), sobre o uso da biblioteca escolar e como convertem a leitura de livros na melhoria da sua aprendizagem; analisar as atividades realizadas pelos alunos, partindo de obras literárias de modo a promover-lhes competências básicas de leitura. A área curricular da língua e comunicação é fundamental naquele nível de ensino para desenvolver as relações de vínculo e interesse dos alunos com a leitura. É uma investigação inserida no paradigma interpretativo tendo aplicado na prática um programa de atividades pedagógicas de leitura de livros (metodologia investigação-ação). Utilizámos a observação (natural, participante) na análise aos interesses de leitura, as produções orais/escritas dos alunos, entrevista à professora, questionários aos alunos, triangulação de dados, registos visuais e notas de campo. Concluímos que a leitura é uma das chaves para o sucesso escolar dos alunos, sendo uma ferramenta essencial para criar hábitos e desenvolver competências básicas de literacia, quer no domínio das palavras, dicção, vocabulário e oralidade, bem como do conhecimento subjacente à aprendizagem da linguagem escrita. As atividades de leitura e o uso da biblioteca foram muito valorizadas pelos alunos, criando-lhes ‘gosto’ por uma literacia informal.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

CANDEIAS MARTINS, E. REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS PORTUGUESES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE LEITURA E BIBLIOTECA ESCOLAR (ESTUDO DE CASO DUMA ESCOLA PÚBLICA URBANA). Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 18, 2000. DOI: 10.17648/educare.v9i18.10801. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10801. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação Básica