CONCEPÇÃO MARXISTA DE HISTÓRIA E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A CONFLITOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11683Palavras-chave:
Concepções de História, produção socialmente determinada, Guerra do Contestado.Resumo
Este estudo é expressão da concepção marxista da história. Elege como objeto a Guerra do Contestado e seus processos educativos para se contrapor às abordagens fenomênicas dos conflitos sociais e da educação. Na perspectiva apontada consideraram-se os elementos principais da chegada do capital monopolista ao Sul do Brasil com o objetivo de colonizar e extrair matérias primas para a exportação, a resistência camponesa e o acirramento da violência na crueldade da guerra, tecessem-se observações sobre a educação enquanto processo no seio da luta de classes. Intenta-se contribuir para a superação de abordagens fenomênicas da história e da educação, que se apresentam novas, mas, tão antigas quanto os estudos da economia política de Smith e Ricardo.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PEREIRA, M. de F. R.; SCHLESENER, A. H. CONCEPÇÃO MARXISTA DE HISTÓRIA E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MEIO A CONFLITOS SOCIAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11683. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11683. Acesso em: 21 abr. 2025.
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Artigos e Ensaios
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