A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU NO ANO DE 1946: CONTRIBUIÇÕES DE LAUDÍMIA TROTTA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.11688Palavras-chave:
Território Federal do Iguaçu, Laudímia Trotta, Educação Primária, Laranjeiras do Sul-PR.Resumo
Neste texto analisamos a situação da educação no Território Federal do Iguaçu bem como o papel exercido por Laudímia Trotta na organização e reestruturação da educação do Território entre os meses de abril a setembro de 1946. Frente a uma situação de precariedade, questionamos: quais foram as estratégias utilizadas por ela e sua equipe para adequar a educação do Território ao panorama educacional que se apresentava à época com a expansão do ensino em todo o país? Embora seu trabalho tenha acontecido num curto período de tempo, sua contribuição para a educação de uma região que até aquele momento fora abandonada pelo poder público é de indiscutível importância. Fazendo parte de um projeto de abrangência nacional idealizado por Getúlio Vargas conhecido como Marcha para Oeste, a criação do Território impulsionou as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina atingindo diretamente seus milhares de moradores sinalizando para o progresso e visibilidade. No entanto, sua duração efêmera (1943-1946) fez com que grande parte dessa região acabasse retornando à estagnação e ao esquecimento de outrora.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
LEMIECHEK, L.; CASTANHA, A. P. A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU NO ANO DE 1946: CONTRIBUIÇÕES DE LAUDÍMIA TROTTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 10, n. 19, 2000. DOI: 10.17648/educare.v10i19.11688. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/11688. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares
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