ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Autores

  • Roberlilson Paulino Silva
  • Maria Socorro Silva Batista

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13309

Palavras-chave:

educação ambiental, arte, formação, interdisciplinaridade.

Resumo

Resumo

O trabalho discute a relação entre arte e educação ambiental enquanto estratégia de formação da consciência crítica no ensino fundamental. A partir de revisão bibliográfica e análise documental, abordamos a problemática inerente ao meio ambiente a partir dos seus determinantes e a educação ambiental numa perspectiva crítica capaz de formar para o exercício da cidadania. Nesta perspectiva analisamos que a arte pode contribuir para a conscientização ambiental pois abrange um conjunto diversificado de conhecimentos que possibilitam a transformação do ser humano, propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e tende a aguçar a reflexão necessária à formação de valores socioambientais. Sendo a escola um espaço privilegiado para a realização da educação ambiental, defendemos uma ação interdisciplinar que contemple a formação de conceitos, hábitos e atitudes socioambientais com o apoio de atividades artístico-culturais. Concluímos que a arte e a educação ambiental são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de uma educação crítica, que propicia a cidadania e reflexão. Destacamos, no entanto que é necessária uma melhor articulação entre essas áreas de conhecimento, de modo a propiciar maior aprofundamento teórico sem limitações aos aspectos meramente práticos. Isto torna necessária a inclusão de forma mais intensa destas temáticas em todos os níveis de ensino e primordialmente nos cursos de formação de professores, bem como nos projetos pedagógicos das escolas.

Palavras-chave: educação ambiental; arte; formação; interdisciplinaridade.

 

 

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Publicado

01-02-2017

Como Citar

SILVA, R. P.; SILVA BATISTA, M. S. ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2017. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13309. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13309. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES