State Policy of Cohabitation with the Semiarid: Possibilities and Limits for the Field of Education.
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13635Keywords:
Políticas Educacionais, Sustentabilidade, Direitos Humanos, Educação, Convivência com o Semiárido.Abstract
This paper seeks to analyze the possibilities and limits of Law 14.922/2013, which establishes the State Policy of Cohabitation with the Semiarid. The said law establishes education as one of its guidelines. Therefore, we question how the issues of the semiarid integrate the pack of policies for education in Pernambuco, in a sustainability perspective. We use Discourse Analysis as methodological orientation, once it allows us to investigate the “practice of men”, which structures educational policies for the Semiarid. This interface (education/sustainability/human rights) about the semiarid region of Pernambuco brings forth the importance of guaranteeing an education that promotes the comprehension that the dry period is a natural and ecological phenomenon, and must thus be faced, disentangling it from the phenomenon of misery, which is primarily political.Downloads
Published
23-09-2016
How to Cite
CUNHA, K. S. State Policy of Cohabitation with the Semiarid: Possibilities and Limits for the Field of Education. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13635. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13635. Acesso em: 18 may. 2025.
Issue
Section
Artigos e Ensaios
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.