EXPRESSIVIDADES ESTÉTICAS E VESTÍGIOS FORMATIVOS: ANOTAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Alex sander da Silva
  • Christian Muleka Mwewa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i21.13698
Agências de fomento
CNPQ

Resumo

O artigo pretende analisar alguns aspectos da crítica da razão instrumental e problematizá-la, portanto, nos seus desdobramentos formativos a partir da expressividade estética de Theodor W. Adorno. O que isso significa? Significa possibilitar a capacidade de abertura e de sensibilidade estética para compreender os desafios apontados pelo sentido da expressividade na formação cultural contemporânea. Trata-se aqui, em primeiro lugar, de assinalar o modo como Adorno, em sua Teoria Estética, concebe a dialética das obras de arte no potencial expressivo da racionalidade. Isto é, a relação entre arte e filosofia não configura meramente numa relação assimétrica de uma com a outra, mas, nas suas formas de exprimir seu conteúdo de verdade da obra ambas ainda se encontram no conceito. Em segundo lugar, pretende-se indicar a noção de expressividade estética como condição necessária para a abertura da racionalidade (do conceito), e indicar alguns vestígios formativos na sociedade contemporânea para uma educação crítica.

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Publicado

07-06-2016

Como Citar

DA SILVA, A. sander; MWEWA, C. M. EXPRESSIVIDADES ESTÉTICAS E VESTÍGIOS FORMATIVOS: ANOTAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA CONTEMPORÂNEA. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 21, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i21.13698. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13698. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Contemporaneidade