PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Elisabeth Rossetto
  • Luiz Fernando Garcia de Almeida
  • Tiarles Mirlei Piaia

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13938

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural. Educação Especial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar como o currículo proposto pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP, 2014) discute a Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural no que tange à Educação Especial. Para tanto, realizou-se um estudo documental, tendo como objeto o Currículo Básico para a Escola Pública Municipal (AMOP), 3ª edição, publicado em 2014, e bibliográfico, aproximando-se de produções e de autores que versam sobre esse assunto, tais como: Meletti (2014), Machado e Vernick (2013) e Piaia (2016). Por meio do estudo documental verificou-se que, pautado no Materialismo Histórico-Dialético, o Currículo Básico da AMOP, apresenta pressupostos pedagógicos que expressam o modo de pensar e fazer da educação norteados pela Pedagogia Histórico-Crítica e a concepção de desenvolvimento humano de acordo com a Psicologia Histórico-Cultural. Nesse viés, percebeu-se que o referido documento concebe o aluno enquanto ser histórico-social e uma educação voltada para o desenvolvimento integral do ser humano, distanciando-se de visões biologizantes, imediatistas e fragmentadas. Também, tal como a abordagem vigostkiana, o documento parte do princípio que é com a apropriação do conhecimento historicamente produzido que o homem supre suas necessidades imediatas. Diante disto, deve-se considerar a importância das reflexões que envolvem a organização das propostas curriculares nas políticas públicas, seja para Educação Especial ou qualquer outra área de estudo, levando em consideração o referencial teórico que norteia tais propostas. Entende-se assim que o modo mais adequado de compreender e elaborar uma proposta curricular dá-se por meio da articulação entre estes dois elementos, ou seja, interessa o principio norteador que embasa tais políticas e não as políticas por si só, sem perder de vista a concepção de mundo, de educação e de sujeito que se pretende formar.

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Publicado

30-11-2016

Como Citar

ROSSETTO, E.; ALMEIDA, L. F. G. de; PIAIA, T. M. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13938. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13938. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES