O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, COMO AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.14014Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Formação de Docentes, Prática pedagógicaResumo
O antigo curso de Magistério, após ser extinto, voltou a ser oferecido no estado do Paraná, na década passada, sob a designação de Formação de Docentes. Uma das razões para a volta foi a ideia generalizada de que cursos superiores de educação ensinam um saber teórico, enquanto que os de Formação de Docentes preparariam um saber prático. A atenção para a prática é apregoada em documentos norteadores oficiais. Mas tal atenção acaba ancorando-a em saberes intuitivos ou desvinculados das noções científicas que deveriam ser observadas. O presente trabalho representa um estudo de caso, ou seja, uma pesquisa feita com alunos e materiais didáticos de um curso de Formação de Docentes de uma cidade do interior do Paraná. O resultado demonstra a desconexão entre as diretrizes e concepções de ensino e a ação docente, seja a dos alunos de estágio supervisionado, seja a dos professores responsáveis pela disciplina. Esta acaba servindo como avaliação do aluno, sem atenção para as habilidades que se exigem do docente de ensino básico. Percebe-se que projetos de estágio e fichas de avaliação se apoiam em frases feitas e ações padronizadas, aceitas pelo avaliador. Da mesma forma, a falta de habilidades linguísticas do aluno constitui motivo para equívocos conceituais ou inadequação no uso da variante padrão, quando exigida, ou o desconhecimento de conceitos como o de gênero textual.Downloads
Publicado
12-12-2017
Como Citar
SILVA, E. R. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, COMO AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.14014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14014. Acesso em: 13 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.