ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS EM DEBATE: COMPREENSÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CASTELO, ESPÍRITO SANTO
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.14568
Organismes subventionnaires
CAPES, Prefeitura Municipal de Castelo (ES), CEFET/RJ.
Mots-clés :
Ensino de ciências, espaço não formal, formação continuada.Résumé
Os espaços educativos não formais representam instâncias difusoras de conhecimentos, catalisadores de motivação e interesse, tanto para alunos quanto para professores. Este trabalho apresenta os resultados da formação continuada de professores de Ciências do município de Castelo (ES), ocorrida à luz da metodologia pesquisa-ação. Por meio de dados coletados em diário de bordo e arquivos digitais, permitiu-se auferir resultados qualitativos desse processo formativo. Sob a temática “As práticas pedagógicas em espaços educativos não formais no município de Castelo e região” os professores puderam visitar espaços não formais, bem como, conhecer e discutir propostas didático-pedagógicas empregadas e/ou possíveis de serem aplicadas nesses locais. Esse estudo permitiu concluir que os espaços visitados contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na medida em que materializam o arcabouço teórico-conceitual nos âmbitos cognitivo, social e cultural dos escolares.Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
12-12-2017
Comment citer
PIN, J. R. de O.; ROCHA, M. B. ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS EM DEBATE: COMPREENSÕES E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CASTELO, ESPÍRITO SANTO. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.14568. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/14568. Acesso em: 6 avr. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos e Ensaios
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.