THE DIALOGUE IN AN ENVIRONMENT OF MODEL ANALYSIS AND TECHNOLOGIES: FALL OF AN OBJECT WITH AIR RESISTENCE
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15375
Supporting Agencies
FAPERGS
Keywords:
Modelagem Matemática, Ensino de Cálculo, ComunicaçãoAbstract
The aim of this paper is to analyze the students’ dialogues while analyzing a mathematical model of the free fall phenomenon. The context of the research is an extension course offered to Mathematics Majors of an University at Rio Grande do Sul State, Brazil, which proposed the study of Calculus concepts based on the analysis of the mathematical model mentioned above. The research is a qualitative approach and is based on the studies of Alrø and Skovsmose (2006) about the communication in Mathematics classrooms. The data analysis pointed to two moments in the extension course: one characterized by the communication pattern of quizzing and the other characterized by the inquiry cooperation.Downloads
Published
23-01-2017
How to Cite
DA SILVA SOARES, D.; VIER, G. THE DIALOGUE IN AN ENVIRONMENT OF MODEL ANALYSIS AND TECHNOLOGIES: FALL OF AN OBJECT WITH AIR RESISTENCE. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15375. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15375. Acesso em: 12 apr. 2025.
Issue
Section
Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.