OS DIÁLOGOS EM UM AMBIENTE DE ANÁLISE DE MODELOS E TECNOLOGIAS: QUEDA DE UM OBJETO COM RESISTÊNCIA DO AR

Autores

  • Débora da Silva Soares
  • Guilherme Vier

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.15375
Agências de fomento
FAPERGS

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino de Cálculo, Comunicação

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os diálogos que estudantes desenvolvem ao analisarem um modelo matemático para o fenômeno da queda livre. O contexto da pesquisa é um curso de extensão oferecido a estudantes de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Rio Grande do Sul, o qual propôs o estudo de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral I com base na análise do referido modelo matemático. A pesquisa é de cunho qualitativo e baseia-se nos estudos de Alrø e Skovsmose (2006) acerca da comunicação em salas de aula de Matemática. A análise dos dados apontou para dois momentos no curso de extensão: um caracterizado pelo padrão de comunicação jogo-de-perguntas e o outro caracterizado pela cooperação investigativa.

Downloads

Publicado

23-01-2017

Como Citar

DA SILVA SOARES, D.; VIER, G. OS DIÁLOGOS EM UM AMBIENTE DE ANÁLISE DE MODELOS E TECNOLOGIAS: QUEDA DE UM OBJETO COM RESISTÊNCIA DO AR. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.15375. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15375. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual