UMA LEITURA MICRO HISTÓRICA DA EDUCAÇAO PROFISSIONAL RURAL NO PARANÁ: DA SUA CRIAÇÃO À LDB DE 1961

Autores

  • José Carlos dos Santos
  • Márcia Regina Ristow

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.16094

Palavras-chave:

tecnologia, tradição, modernidade

Resumo

O artigo aborda a educação tecnológica do campo numa perspectiva micro-histórica em que se apontam mudanças mais globais de perspectiva da economia, da tecnologia e da gestão do Estado e que impactam diretamente a educação rural. Tais impactos são apontados como repercussão negativa na cultura do homem rural, uma vez que atingem um certo ethos, causando anomia e caos em costumes enraizados. Através de apontamentos historiográficos que remetem ao Império português no Brasil, aponta-se o início e as reformas no ensino profissional rural como o local de encontro destas duas perspectivas: o global e o local, ou seja, as pressões por mudanças que partem de uma perspectiva global e as reformas dos modelos de escola para atender às demandas políticas e mercadológicas.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SANTOS, J. C. dos; RISTOW, M. R. UMA LEITURA MICRO HISTÓRICA DA EDUCAÇAO PROFISSIONAL RURAL NO PARANÁ: DA SUA CRIAÇÃO À LDB DE 1961. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2000. DOI: 10.17648/educare.v11i22.16094. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16094. Acesso em: 20 abr. 2024.