O PEDAGOGO NO HORIZONTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Clenio Lago
  • Inês Kumiechick Mariani

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.16300

Palavras-chave:

Diversidade. Alteridade. Pedagogia. Pedagogo.

Resumo


Com a ruptura da metafísica tem-se recolocado em suspenso os fundamentos da Pedagogia, não somente, abrindo múltiplos espaços de incertezas e inquietações entre os pedagogos e demais profissionais envolvidos com a educação, ao mesmo tempo em que clama a necessidade de uma Pedagogia e Pedagogos para além do bem e do mal estabelecidos. Constitui-se, portanto em possibilidades, o que torna fundamental a busca pela compreensão do sentido de educar e de ser pedagogo, onde se destaca a relevância de compreender que a essência do processo educacional encontra-se nas interações que se estabelecem nos movimentos e processos de ensinar e de aprender, orientados pelo viés do diálogo e pela experiência da alteridade. Este artigo apresenta uma reflexão sobre ser pedagogo no horizonte dos desafios contemporâneos da educação em meio à emergência da diversidade como alteridade, visto que a diferença pela diferença, não necessariamente, constitui experiência de alteridade, embora constitua contexto de condições.

  

Downloads

Publicado

19-03-2017

Como Citar

LAGO, C.; MARIANI, I. K. O PEDAGOGO NO HORIZONTE DOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 24, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i24.16300. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16300. Acesso em: 1 jul. 2022.