FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA UNIVERSIDADE DE TERCEIRA IDADE

Autores

  • Alzira Costa de Oliveira
  • Isa Maria Freire

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1663

Palavras-chave:

Educação superior, Ensino especial, Terceira Idade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade da Terceira Idade (UNATI).

Resumo

Apresenta os resultados de pesquisa exploratória na perspectiva do Ensino Superior, sobre as qualificações e habilitações dos docentes nas Universidades da Terceira Idade (UNATIS). Discorre sobre a visão contemporânea da velhice, os conhecimentos básicos para um docente que trabalha com a terceira idade e as relações entre Educação e Gerontologia. Descreve a estrutura e a história das Universidades da Terceira
Idade, especialmente a Universidade da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campo da pesquisa, e seu Programa Geral. Discute sobre a importância das UNATIS para a saúde do idoso, sobre a presença do aluno idoso nas universidades e sobre as propostas pedagógicas da UNATI/UERJ vinculadas à saúde geriátrica. Representa e analisa, através do quadro sinóptico dos resultados e dos comentários das entrevistas feitas, o perfil dos docentes da amostra de participantes da UNATI/UERJ, concluindo que urge estudar e pesquisar o campo da senectude de modo a possibilitar aos
profissionais melhores condições de auxílio aos idosos.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. C.; FREIRE, I. M. FORMAÇÃO DOS DOCENTES NA UNIVERSIDADE DE TERCEIRA IDADE. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 177–192, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1663. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1663. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente