FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PÓS-GRADUANDOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1666Palavras-chave:
educação superior, formação de professores, qualidade do ensinoResumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da formação pedagógica para o professor universitário a partir da análise do PECD, programa desenvolvido na UNICAMP entre 1993 e 2000. À luz dos conceitos atualmente abordados pela literatura na área, procedemos à análise do PECD, ressaltando o histórico de sua constituição, a influência do programa na formação pedagógica dos estagiários que dele tomaram parte, a avaliação de sua organização e o impacto de sua realização no âmbito da UNICAMP. O resultado das análises permite-nos concluir, entre outros aspectos, que programas voltados à formação pedagógica do professor universitário são necessários, possíveis de ser realizados e capazes de despertar naqueles que deles participam – sejam eles professores iniciantes ou veteranos – maior comprometimento com as questões educacionais, fator indispensável ao aprimoramento da qualidade nos cursos de graduação.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PACHANE, G. G. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PÓS-GRADUANDOS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DA UNICAMP. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 219–233, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1666. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1666. Acesso em: 30 abr. 2025.
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Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente
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