“POR QUE TEMOS SENTIMENTOS?”: POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES

Autores

  • Cristina Satie de Oliveira Pataro Universidade Estadual do Paraná - câmpus de Campo Mourão https://orcid.org/0000-0003-4907-7722
  • Ricardo Fernandes Pátaro Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.16907

Resumo


O artigo discute as contribuições de um trabalho pedagógico que visa à conscientização dos sentimentos e emoções. Analisa-se o desenvolvimento de uma prática fundamentada na estratégia de projetos, metodologia ativa de aprendizagem que tem como pressuposto aproximar os conteúdos curriculares dos interesses e necessidades dos estudantes, bem como de temáticas de relevância social voltadas para a formação ética. O projeto foi realizado junto a crianças do 4º do Ensino Fundamental, tendo como temática central “Sentimentos e Liberdade de Expressão” e visando atividades voltadas para o reconhecimento e expressão dos sentimentos e emoções. As atividades exemplificam possibilidades de trabalho com a afetividade na escola, trazendo considerações que podem servir de base para novas reflexões e para novas práticas em educação.

Biografia do Autor

Cristina Satie de Oliveira Pataro, Universidade Estadual do Paraná - câmpus de Campo Mourão

Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Programa de Mestrado em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Paraná. Doutora em Educação (USP). Membro do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder. Membro do Conselho Editorial da Revista NUPEM.

Ricardo Fernandes Pátaro, Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão

Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) e do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, câmpus de Campo Mourão. Edior da Revista Educação e Linguagens.

Downloads

Publicado

12-12-2017

Como Citar

PATARO, C. S. de O.; PÁTARO, R. F. “POR QUE TEMOS SENTIMENTOS?”: POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.16907. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16907. Acesso em: 1 jul. 2022.