“POR QUE TEMOS SENTIMENTOS?”: POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.16907
Supporting Agencies
Abstract
O artigo discute as contribuições de um trabalho pedagógico que visa à conscientização dos sentimentos e emoções. Analisa-se o desenvolvimento de uma prática fundamentada na estratégia de projetos, metodologia ativa de aprendizagem que tem como pressuposto aproximar os conteúdos curriculares dos interesses e necessidades dos estudantes, bem como de temáticas de relevância social voltadas para a formação ética. O projeto foi realizado junto a crianças do 4º do Ensino Fundamental, tendo como temática central “Sentimentos e Liberdade de Expressão” e visando atividades voltadas para o reconhecimento e expressão dos sentimentos e emoções. As atividades exemplificam possibilidades de trabalho com a afetividade na escola, trazendo considerações que podem servir de base para novas reflexões e para novas práticas em educação.Downloads
Published
12-12-2017
How to Cite
PATARO, C. S. de O.; PÁTARO, R. F. “POR QUE TEMOS SENTIMENTOS?”: POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.16907. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16907. Acesso em: 12 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos e Ensaios
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.