DIVERSIDADE CULTURAL: UM ASSUNTO EMERGENTE

Autores

  • Vanessa Freitag de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v3i6.1718

Palavras-chave:

Organizações Multilaterais, Educação para a diversidade, Brasil, Política Educacional.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar como está organizada a educação de uma forma geral no país no que tange sua relação com a proposta para se educar para a diversidade. As considerações acerca dessa realidade foram obtidas na análise do contexto social no qual o país está inserido e bem como na interação deste com a realidade das políticas internacionais, ao observar sua influência para delinear as políticas para a educação. Considerou-se o ideário neoliberal como o cenário político e econômico em que tais relações se desenvolveram. Observou-se como este ideário relacionado com as agências multilaterais tem interferido nas políticas nacionais, isto ao se analisar os documentos oficiais para assim, compreender, como a diversidade cultural é abordada nacionalmente. Concluí-se que é eminente e necessária assegurar o respeito à diversidade cultural, mas que, no entanto, a forma como essa preocupação é transposta não condiz com a realidade e com a necessidade da educação brasileira e, que o ideário neoliberal e as organizações multilaterais influenciam, diretamente, na formulação de tais políticas. As políticas para a diversidade são apenas destinadas a grupos específicos tornando-se, em sua maioria, políticas focalizadas. Deveriam-se considerar propostas de políticas para a diversidade que não fossem focalizadas como as existentes e que a discussão das mesmas pudessem partir do interior dos grupos sociais e das escolas, locais em que os atores sociais envolvidos reproduzem as relações sociais estabelecendo-se, assim, uma relação democrática, no que tange à investigação, formulação e aplicação de tais políticas.

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Publicado

16-04-2009

Como Citar

DE ARAÚJO, V. F. DIVERSIDADE CULTURAL: UM ASSUNTO EMERGENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 3, n. 6, p. p. 153–163, 2009. DOI: 10.17648/educare.v3i6.1718. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1718. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES