PROJETO UCA EM SANTA CATARINA: inclusão digital na escola e na comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.17964

Palavras-chave:

Um Computador por Aluno, inclusão digital, formação de professores

Resumo


O presente artigo apresenta uma avaliação de ações desenvolvidas no curso de formação para os professores participantes do projeto Um Computador por aluno (UCA) ocorrido em Santa Catarina com a participação das 12 escolas envolvidas no projeto piloto. Após um breve histórico do projeto UCA/SC, aborda-se o conceito de inclusão digital e esse como sendo um direito também do professor, em uma crítica à tendência à ênfase ao aluno quando as políticas públicas são elaboradas. Em seguidas, são analisados os resultados da última de duas etapas da formação de professores, iniciada com uma instrumentalização sobre o uso de tecnologia e finalizada com a integração de tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores na escola, em projetos socioeducativos. Assim, este estudo – de caráter qualitativo-interpretativo – tem como objetivo principal avaliar alguns dos resultados do projeto no que diz respeito à inclusão digital do professor, na etapa de práticas pedagógicas. Participaram do estudo os professores das escolas públicas inscritas no projeto que atuaram desde o início das atividades como agentes transformadores da sua realidade, da realidade de seus alunos e da sua comunidade. Dos resultados encontrados, constata-se que as mudanças na cultura da comunidade escolar são evidentes. Com a implantação do projeto UCA/SC nas escolas participantes houve um aumento da interação entre mantenedores, gestores, professores, alunos e a comunidade em geral.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC.

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Publicado

12-12-2017

Como Citar

BERGMANN, J. C. F.; DA SILVA, M. PROJETO UCA EM SANTA CATARINA: inclusão digital na escola e na comunidade. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.17964. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/17964. Acesso em: 14 ago. 2022.