ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.18429Resumo
Admite-se que a promoção de incidências e de
impactos do acervo de resultados de investigações sobre o ensino
de Ciências Naturais nas propostas de formação inicial de
professores responsáveis pela Alfabetização Cientíca, nos
diferentes ciclos da Educação Básica, apresenta-se como desao
e como justicativa para estudos sobre fatores relevantes
relacionados com o desenvolvimento de repertórios de ensino e
de avaliação de aprendizagens deste componente curricular. O
objetivo deste estudo consistiu em investigar se a interpretação
funcional dos registros das interações discursivas produzidas em
sala de aula poderia se constituir em recurso didático instrucional
para a aquisição e o desenvolvimento de repertórios
comportamentais que denem a atuação docente no ensino de
Ciências na Educação Básica. Participaram quatro licenciandos;
dois em Pedagogia e dois em Ciências. Os participantes foram
expostos ao seguinte procedimento: i) estruturação e a aplicação
de sequência didática de temas de Ciências e ii) a atividade de
interpretação funcional das interações registradas. Os resultados
apontaram que o recurso analítico contribuiu para caracterizar as
ações dos licenciandos que favoreceram ou dicultaram os
desempenhos observados nos alunos e consequentemente,
avaliar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em sua
realidade de atuação. Tais resultados sugerem que a concepção
de Alfabetização Cientíca está distante da realidade formativa
dos participantes em relação ao planejamento de condições
adequadas de ensino para o desenvolvimento de repertórios nos
Vol. 13 Número 25 Jul./Dez. 2017
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Revista de
Educação
alunos vinculados com produção de medidas comportamentais, condizentes com os
indicadores da Alfabetização Cientíca.
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