ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Fabiana Maris Versuti
  • Jair Lopes Junior

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v12i25.18429

Resumo


Admite-se que a promoção de incidências e de
impactos do acervo de resultados de investigações sobre o ensino
de Ciências Naturais nas propostas de formação inicial de
professores responsáveis pela Alfabetização Cientíca, nos
diferentes ciclos da Educação Básica, apresenta-se como desao
e como justicativa para estudos sobre fatores relevantes
relacionados com o desenvolvimento de repertórios de ensino e
de avaliação de aprendizagens deste componente curricular. O
objetivo deste estudo consistiu em investigar se a interpretação
funcional dos registros das interações discursivas produzidas em
sala de aula poderia se constituir em recurso didático instrucional
para a aquisição e o desenvolvimento de repertórios
comportamentais que denem a atuação docente no ensino de
Ciências na Educação Básica. Participaram quatro licenciandos;
dois em Pedagogia e dois em Ciências. Os participantes foram
expostos ao seguinte procedimento: i) estruturação e a aplicação
de sequência didática de temas de Ciências e ii) a atividade de
interpretação funcional das interações registradas. Os resultados
apontaram que o recurso analítico contribuiu para caracterizar as
ações dos licenciandos que favoreceram ou dicultaram os
desempenhos observados nos alunos e consequentemente,
avaliar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em sua
realidade de atuação. Tais resultados sugerem que a concepção
de Alfabetização Cientíca está distante da realidade formativa
dos participantes em relação ao planejamento de condições
adequadas de ensino para o desenvolvimento de repertórios nos
Vol. 13 Número 25 Jul./Dez. 2017
Ahead of Print
Revista de
Educação
alunos vinculados com produção de medidas comportamentais, condizentes com os
indicadores da Alfabetização Cientíca.

Downloads

Publicado

12-12-2017

Como Citar

VERSUTI, F. M.; JUNIOR, J. L. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 12, n. 25, 2017. DOI: 10.17648/educare.v12i25.18429. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18429. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Análise do Comportamento, Educação e Contemporaneidade