A AUTONOMIA PERMITIDA PELAS ATIVIDADES PRÁTICAS E/OU INVESTIGATIVAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleuza Machado de Camargo Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Franzolin Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.18554
Agências de fomento
Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do ABC

Palavras-chave:

Atividades Práticas e/ou Investigativas, Autonomia, Livros Didáticos de Ciências.

Resumo

Este trabalho investigou qual é a autonomia permitida pelos Livros Didáticos do Ensino de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental aos alunos na realização de atividades práticas e/ou investigativas. A literatura e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) defendem a inclusão dessas atividades. Quatro coleções aprovadas pelo PNLD foram analisadas para responder as seguintes questões: Quem propõe o que será investigado ou experimentado? Quem propõe a metodologia? Quem coloca a metodologia em prática? O livro apresenta o resultado ao aluno? O Livro apresenta o resultado ao Professor? Quem analisa os dados? Verificou-se que a autonomia dada ao aluno, mesmo que parcial, é existente. Foram identificadas atividades nas quais o aluno tem autonomia para também propor a metodologia e, na maioria das coleções analisadas, o livro delega ao aluno a ação de fazer as atividades práticas, analisar os dados e chegar ao resultado, podendo estas ser exploradas pelos professores como propostas de investigação.

Biografia do Autor

Cleuza Machado de Camargo, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Tem experiência na área de Educação. Atualmente atua no cargo de Professora - Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na Prefeitura Municipal de Cambé -PR.

Fernanda Franzolin, Universidade Federal do ABC

Pedagoga, bióloga, mestre e doutora em Educação graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo (2000, 2006, 2007, 2012) tendo realizado estágio de intercâmbio como pesquisadora visitante na Western Michigan University, MI, EUA (2009-10). Durante sua formação dedicou sua dissertação e tese à análise de livros didáticos de Ciências e Biologia, assim como à discussão de tópicos curriculares para o Ensino de Genética. Atualmente atua no cargo de Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, onde atua como Coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas. Integrou-se em 2015 ao CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, Portugal, realizando estágio de pesquisa no exterior enquanto bolsista BPE (Bolsa de Pesquisa no Exterior) pela FAPESP. Foi Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (2012-2013), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa das Novas Tecnologias da Comunicação Aplicadas à Educação (A Escola do Futuro - USP) (2001-2008) e atuou durante 10 anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Bernardo do Campo na área de Educação Infantil. Tem experiência em capacitação de professores (presencial e a distância); desenvolvimento de projetos pedagógicos, elaboração de materiais e livros didáticos e avaliação de softwares educacionais. Em sua produção trata de tópicos como: Ensino de Ciências e Biologia, avaliação de livros didáticos, Ensino de Genética, Ensino de Ciências para Crianças, Educação à Distância e atividades investigativas no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

22-12-2018

Como Citar

CAMARGO, C. M. de; FRANZOLIN, F. A AUTONOMIA PERMITIDA PELAS ATIVIDADES PRÁTICAS E/OU INVESTIGATIVAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18554, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.18554. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18554. Acesso em: 28 mar. 2024.