RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DO SUPERVISOR ESCOLAR TENDO COMO PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO A INCORPORAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO NAS ESCOLAS
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.1875Mots-clés :
Pesquisa-ação, Formação de Professores, Supervisor Escolar.Résumé
Com este ensaio, pretende-se apontar para a importância da contribuição dapesquisa-ação na escola de educação básica e sugerir que o promotor deste processo
seja o Supervisor Escolar, atendendo ao que alguns autores sustentam quando afirmam
defender a legitimidade e a importância de os professores e os formadores de
professores controlarem suas próprias práticas. O objetivo desta mudança de enfoque
seria assumir a educação como produção coletiva e aproximar os saberes científicos dos
saberes da experiência tendo em vista o fato de que o exercício da pesquisa tem sido
privilégio da universidade que algumas vezes enclausura seus resultados, traduzindo o
atendimento às exigências institucionais na obtenção de uma titulação acadêmica.
Téléchargements
Publié-e
09-03-2010
Comment citer
DOS SANTOS FERREIRA, N. V. RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DO SUPERVISOR ESCOLAR TENDO COMO PERSPECTIVA DE ATUAÇÃO A INCORPORAÇÃO DA PESQUISA-AÇÃO NAS ESCOLAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 343–354, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i7.1875. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1875. Acesso em: 1 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Fundamentos Metodológicos
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.