ESCOLA EXPANDIDA: POR UMA JUSTIÇA COGNITIVA DIGITAL E PERSPECTIVAS PARA “OUTROS SUJEITOS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.18790
Agências de fomento

Palavras-chave:

Palavras chave, Escola expandida, ecologia dos saberes, redes colaborativas, refugiados.

Resumo

O contexto da sociedade pós-moderna tendo como foco a educação formal e as relações entre escola e “outros sujeitos” tais como, refugiados e imigrantes que estão nas escolas são aqui apresentados como nossos sujeitos pesquisa. Vamos analisar essa realidade trazendo autores como Arroyo, Santos, Bourdieu e Di Felice para propor a Escola Expandida como rede colaborativa digital para a ecologização da escola: currículo, pedagogias, expansão e hibridização dos espaços e das linguagens.

Não temos a pretensão de fechar com propostas e modelos prontos, pois são questões novas de uma sociedade líquida em constante metamorfose e que tem que pensar como uma escola com características semelhantes ou coerentes à pós-modernidade e com perspectivas de entender e criar vínculos com essas crianças e jovens.

Palavras chave: Escola expandida, ecologia dos saberes, redes colaborativas, refugiados.

Biografia do Autor

Claudia Coelho Hardagh, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Historiadora, Socióloga e Pedagoga. Doutora pela PUC-SP em Formação de professores para Tecnologia Educacional no programa Educação Currículo - Orientadora Prof. Maria Elizabeth Almeida. Atua em temas como: Formação de educadores para a interdisciplinaridade e convergencia. Pesquisa sobre Tecnologias – sociais e computacionais, diversidade e história da cultura. Avaliadora do Sistema Basis – MEC/ Inep.Professora e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa Educação, Arte e História da Cultura. Pós-doutoranda da Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra é um Laboratório Associado do MEC - supervisão Prof. Dr. Boaventura de Souza Santos.

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

HARDAGH, C. C. ESCOLA EXPANDIDA: POR UMA JUSTIÇA COGNITIVA DIGITAL E PERSPECTIVAS PARA “OUTROS SUJEITOS”. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18790, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.18790. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18790. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS