SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DOS ENQUADRAMENTOS DA SEXUALIDADE CAMPONESA

Autores

  • Andreia Belusso Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Edilson Pontarolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Josiane Carine Wedig Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.19612
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Camponeses, Educação sexual, Colonialidade

Resumo

Este texto busca apresentar algumas reflexões sobre a dimensão da sexualidade camponesa a partir de um olhar crítico sobre o processo colonial, delineando inquietações sobre como a educação sexual no campo e a própria vida camponesa que são duplamente subalternizadas pelas dinâmicas da colonialidade do poder, do saber e do ser. Na análise traça-se um caminho que percorre a dimensão da sexualidade na modernidade até chegar às sexualidades camponesas e os dispositivos que produzem enquadramentos sobre os corpos . A subalternização à que os saberes do campo, incluindo a educação para sexualidade, foram condicionados pela monocultura do saber euro-ocidental precisa ser problematizada, assim como, o saber que legitima o corpo por meio do binarismo e coloca sujeitos em lugares inabitáveis ou “indizíveis” no plano do gênero e da sexualidade nas escolas do campo. Conclui-se, enfim, sobre a necessidade de desnaturalizar as retóricas que subalternizam os camponeses geo-sexo-politicamente situados.

Biografia do Autor

Andreia Belusso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Cursando Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza. Formada em Docência na área de Educação Infantil. Possui interesse em temas como Educação Sexual, Educação Especial, Formação de professores e Educação em Ciências.

 

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Departamento Acadêmico de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR

Josiane Carine Wedig, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Mestrado no Curso de Pós- Graduação em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Realizou doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)-Paris. Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas e do Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É líder do Grupo de Pesquisa: Gênero, Juventude e Cartografias da Diferença (PPGDR/UTFPR) e vice-líder do Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional (CEPAD/UTFPR).

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

BELUSSO, A.; PONTAROLO, E.; WEDIG, J. C. SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DOS ENQUADRAMENTOS DA SEXUALIDADE CAMPONESA. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.19612. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19612. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios