LAICIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO DEBATE PRÉ-LDB 4.024/1961: ARGUMENTOS (E PROJETOS) EM DISPUTA

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo/UPF

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.19637
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / CNPq

Palavras-chave:

laicização da educação – financiamento da educação – história da educação

Resumo

O texto incide sobre a descrição e problematização do debate ideológico acerca do público e privado em educação, desencadeado nos últimos anos da década de 1950, voltando o foco para um dos argumentos produzidos na disputa: a possível laicização da sociedade através da escola pública.  Através de uma metodologia analítico-reconstrutiva pautada em uma revisão bibliográfica e documental, são reproduzidos argumentos dos dois principais debatedores: o então Arcebispo de Porto Alegre Dom Vicente Scherer e o educador baiano Anísio Spínola Teixeira.  Enquanto para Dom Vicente a laicização promovida pelo mundo moderno vilipendiava o direito das famílias em relação a educação dos filhos, Anísio Teixeira pautava seus argumentos no adequado foco de disputa: o financiamento público da educação, no debate da futura Lei 4.024/1961.  O texto conclui que, sob uma falsa disputa acerca da possível laicização da educação - defendida a partir da liberdade de escolha da família sobre que ensino oferecer a seus filhos -, restavam questões de ordem econômica.  Assim, o foco do debate verdadeiramente não era a laicização da educação, mas o subsidio estatal à escola privada.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo/UPF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo / UPF. Pesquisadora CNPq.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

ESQUINSANI, R. S. S. LAICIZAÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO DEBATE PRÉ-LDB 4.024/1961: ARGUMENTOS (E PROJETOS) EM DISPUTA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19637, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.19637. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19637. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO