O “CÍRCULO ANTROPOLÓGICO” E A SOCIOLOGIA DO IMAGINÁRIO: APROXIMAÇÕES ENTRE DURAND E MAFFESOLI

Autores

  • Eduardo Portanova Barros Professor Visitante do PPGCOM da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade de Goiás
  • Francieli Costa Berghauser Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i28.19964
Agências de fomento

Palavras-chave:

Círculo antropológico, Durand, Maffesoli, Imaginário

Resumo

Este artigo versa sobre aproximações possíveis entre a Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand, principalmente no que diz respeito ao “círculo antropológico” (um reforço em relação ao “trajeto”), e sua relação com a Sociologia do Imaginário, sobretudo numa acepção compreensiva (derivada de Max Weber) em Michel Maffesoli. Para tanto, buscou-se uma tentativa de analogia entre as noções desses dois pensadores por meio das imagens simbólicas num e noutro. Procuramos compreender, de início, a questão do pertencimento de uma teoria em Merleau-Ponty. Seguimos com Durand e Maffesoli. Neste, o racionalismo de cunho moralista, inspirado que ele foi por Nietzsche. Depois, mas não de forma estanque, como se dá, ainda, a metodologia anarquista maffesoliana, que toma como alavanca metodológica o imaginário cotidiano. Já naquele (Durand), por sua vez, o imaginário é alógico, porque a existência humana, para ele, é antes poética do que sociológica. Conclusão: o aporte maffesoliano se baseia em uma fenomenologia do imaginário, mas não, como em Durand, numa Sociologia das Profundezas. A distinção, porém, nem sempre é excludente.

Biografia do Autor

Eduardo Portanova Barros, Professor Visitante do PPGCOM da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade de Goiás

Pós-doutor pela Sorbonne/França e Unisinos. Doutor em Comunicação Social PUCRS, mestre em Ciências da Comunicação ECA/USP. Professor Visitante do PPGCOM da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/FIC/UFG). Pesquisador do Imaginalis – Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (UFRGS/CNPQ) e CEAQ (Centre d´Etudes sur l´Actuel et le Quotidien/Sorbonne/ França). Autor de “Truffaut, o homem que amava o cinema” (Canoas: Ed. da ULBRA, 2013). Tradutor de “Sociologia do imaginário” (LEGROS, P. et ali. Porto Alegre: Sulina, 2007).

Francieli Costa Berghauser, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Downloads

Publicado

01-10-2018

Como Citar

BARROS, E. P.; BERGHAUSER, F. C. O “CÍRCULO ANTROPOLÓGICO” E A SOCIOLOGIA DO IMAGINÁRIO: APROXIMAÇÕES ENTRE DURAND E MAFFESOLI. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 28, p. DOI: 10.17648/educare.v13i28.19964, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i28.19964. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/19964. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS