ANTINOMIAS DA FORMAÇÃO: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE AO PROJETO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO MODERNO

Autores

  • FILIPI VIEIRA AMORIM Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professor e Pesquisador em nível de Pós-Doutorado na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação via Programa Nacional de Pós-Doutorado – PPGE/PNPD/CAPES. https://orcid.org/0000-0003-3837-3171
  • ÁLVARO VEIGA JÚNIOR Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Rede Municipal de Pelotas e Tutor do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFPEL.
  • JÚLIA GUIMARÃES NEVES Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Bolsista CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v13i31.20997
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Formação humana, Modernidade, Ensino de Filosofia

Resumo

Trata-se de uma abordagem de natureza teórica que tem como objetivo refletir sobre o Ensino de Filosofia no processo de formação humana. Entende-se que no atual cenário que engloba, especificamente, o desenvolvimento humano pelos sistemas formais de escolarização, há uma predominância técnico-científica de caráter moderno que, por consequência, figura axiologicamente como eixo principal do ensino. Diante disso, questionou-se: Qual o papel do Ensino de Filosofia frente ao crescente desenvolvimento técnico-científico que desvincula, ao que parece, Epistemologia, Ética e Política? Na tentativa de responder à questão, utilizou-se a metodologia bibliográfica de modo a valorizar o horizonte compreensivo e o trânsito por algumas matrizes teóricas que discutem o chamado projeto científico-tecnológico moderno. Argumenta-se a favor da reflexão filosófica como componente curricular dos processos de escolarização e compreende-se que este é um dos desafios contemporâneos do Ensino de Filosofia.

Biografia do Autor

FILIPI VIEIRA AMORIM, Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professor e Pesquisador em nível de Pós-Doutorado na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação via Programa Nacional de Pós-Doutorado – PPGE/PNPD/CAPES.

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professor e Pesquisador em nível de Pós-Doutorado na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação via Programa Nacional de Pós-Doutorado – PPGE/PNPD/CAPES.

ÁLVARO VEIGA JÚNIOR, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Rede Municipal de Pelotas e Tutor do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFPEL.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor da Rede Municipal de Pelotas e Tutor do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFPEL.

JÚLIA GUIMARÃES NEVES, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Bolsista CAPES.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.  Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

AMORIM, F. V.; JÚNIOR, ÁLVARO V.; NEVES, J. G. ANTINOMIAS DA FORMAÇÃO: OS DESAFIOS DO ENSINO DE FILOSOFIA FRENTE AO PROJETO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO MODERNO. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 31, p. DOI: 10.17648/educare.v13i31.20997, 2019. DOI: 10.17648/educare.v13i31.20997. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20997. Acesso em: 28 mar. 2024.