A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.21371
Agências de fomento
Pró Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Extensão universitária, Ecologia de saberes, Educação ambiental

Resumo

De maneira geral, a relação universidade-escola acontece em uma lógica de assimetria. O Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro tem por objetivo com este trabalho relatar uma experiência de busca de transcendência desse paradigma, a partir da busca de estabelecimento de uma relação sujeito-sujeito. Este texto apresenta a história da atuação de um projeto de extensão, ao longo de cinco anos, em uma escola municipal da comunidade do Morro da Formiga, Rio de Janeiro. O projeto passou por muitas mudanças no decorrer desses anos, tanto em formato, quanto em público alvo e número de ações desenvolvidas. Contudo, a mudança fundamental ocorreu quando este passou a priorizar o diálogo com o corpo docente da escola. Essa mudança, nutrida pelos valores incorporados nas práticas de extensão, se desdobrou em diversas manifestações sujeito-sujeito. Como resultado, ressalta-se o grande potencial formativo da extensão universitária, que por ser ‘suleada’ por demandas sociais específicas, oferece condições privilegiadas para o fomento do diálogo entre saberes populares e acadêmicos.

Biografia do Autor

Tainá Figueroa Figueiredo

Cientista Ambiental e licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

Tainá Antonio Fernandes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Cientista Ambiental formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e mestranda em Psicossociologia de comunidades e ecologia social (programa EICOS) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É fundadora do organização Yoga Marginal e colaboradora do Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental (LAPEAr/UNIRIO)

Flávia Moura Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bióloga, professora de ciências e biologia, Mestranda em Educação (UNIRIO), colaboradora do Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental (LAPEAr/UNIRIO).

Daniel Fonseca de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela FFCLRP/USP, Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de South Bank, e doutor em Ciência Ambiental pelo Programa de Ciência Ambiental da USP/SP. Professor do Departamento de Ciências do Ambiente da UNIRIO.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

FIGUEIREDO, T. F.; FERNANDES, T. A.; FERNANDES, F. M.; ANDRADE, D. F. de. A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO NA INTERFACE UNIVERSIDADE-ESCOLA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.21371. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21371. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios