PENSANDO A AMIZADE NO MUNDO VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v13i30.21384
Agências de fomento
Resumo
A virtualização das relações faz repensar as coordenadas espaciais e temporais como algo que deve ser constantemente problematizado. Várias pessoas possuem amigos que nunca viram pessoalmente, mas que cultivam essa relação por muito tempo, comunicando-se apenas pela internet. Declaram-se amigos pela sintonia, pelo ombro dado, pela presença constante apesar da ausência física. Evidencia-se então que as relações de amizade não dependem da presença física, já que consistem na consideração e afeição de um indivíduo pelo outro, e de uma conexão afetiva duradoura. Este trabalho tem o objetivo discutir algumas transformações assumidas pelas relações de amizade entre alguns jovens brasileiros, com idades entre 15 e 17 anos, a partir da utilização da internet e dos dispositivos móveis como meio de aproximação e troca de experiências.Downloads
Publicado
22-12-2018
Como Citar
BARRETO, M. C. R. PENSANDO A AMIZADE NO MUNDO VIRTUAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 30, p. DOI: 10.17648/educare.v13i30.21384, 2018. DOI: 10.17648/educare.v13i30.21384. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21384. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.