LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO ENSINO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Maria Aldinete de Almeida Reinnaldi Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP Campus Cornélio Procópio
  • Annecy Tojeiro Giordani Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) https://orcid.org/0000-0001-5655-609X
  • Carlos Cesar Garcia Freitas Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Campus - Cornélio Pocópio.

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.21741

Palavras-chave:

Formação de Professores. Ensino Profissionalizante. Administração.

Resumo


A formação acadêmica do profissional em Administração engloba várias áreas do conhecimento, permitindo-lhe inúmeras opções de atuação no mercado de trabalho, inclusive na docência. Contudo, embora a prática docente seja de reconhecida importância, ainda é pouco valorizada, pois não é usualmente contemplada em inúmeros cursos de graduação no Brasil. Este estudo de natureza qualitativa e cuja análise dos dados se deu pela Análise Textual Discursiva se propôs a analisar lacunas formativas de dez professores de Administração do Ensino Profissional Técnico. Apesar da experiência prática em sala de aula e do domínio de conhecimentos específicos da área, os resultados apontam para deficiências relacionadas à formação pedagógica, ou seja, de caráter formativo, refletindo negativamente na atuação destes professores. Trata-se de lacunas referentes  à sua concepção de ensino como, por exemplo: docência enquanto transmissão de conhecimentos, avaliação como forma de mensurar a aprendizagem do aluno,  conhecimento do conteúdo como principal atributo de um bom professor, afora a parca mudança gerada a pela reflexão sobre a própria prática pedagógica. Foi identificada ainda, a ausência de conhecimentos relacionados aos fatores condicionantes da ação docente, definidos como um conjunto de atividades a serem desempenhadas pelo professor que lhe possibilita melhor atuação em sala de aula. As deficiências identificadas neste estudo, sugerem guardar estreita relação com o desempenho negativo destes professores considerando-se também, as dificuldades na docência por eles apontadas.

Biografia do Autor

Maria Aldinete de Almeida Reinnaldi, Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP Campus Cornélio Procópio

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino-Universidade Estadual do Norte do Paraná, Unidade Centro da UENP, CP- Paraná, Brasil. Graduada em Ciências Contábeis. Professora e coordenadora de curso de Administração

Annecy Tojeiro Giordani, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora e Pós-Doutora em Enfermagem. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP Campus - Cornélio Pocópio.

Doutor em Administração e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Downloads

Publicado

20-07-2021

Como Citar

REINNALDI, M. A. de A.; GIORDANI, A. T.; FREITAS, C. C. G. LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO ENSINO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 220–239, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.21741. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/21741. Acesso em: 8 dez. 2021.