LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DO ENSINO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.21741Palabras clave:
Formação de Professores. Ensino Profissionalizante. Administração.Resumen
A formação acadêmica do profissional em Administração engloba várias áreas do conhecimento, permitindo-lhe inúmeras opções de atuação no mercado de trabalho, inclusive na docência. Contudo, embora a prática docente seja de reconhecida importância, ainda é pouco valorizada, pois não é usualmente contemplada em inúmeros cursos de graduação no Brasil. Este estudo de natureza qualitativa e cuja análise dos dados se deu pela Análise Textual Discursiva se propôs a analisar lacunas formativas de dez professores de Administração do Ensino Profissional Técnico. Apesar da experiência prática em sala de aula e do domínio de conhecimentos específicos da área, os resultados apontam para deficiências relacionadas à formação pedagógica, ou seja, de caráter formativo, refletindo negativamente na atuação destes professores. Trata-se de lacunas referentes à sua concepção de ensino como, por exemplo: docência enquanto transmissão de conhecimentos, avaliação como forma de mensurar a aprendizagem do aluno, conhecimento do conteúdo como principal atributo de um bom professor, afora a parca mudança gerada a pela reflexão sobre a própria prática pedagógica. Foi identificada ainda, a ausência de conhecimentos relacionados aos fatores condicionantes da ação docente, definidos como um conjunto de atividades a serem desempenhadas pelo professor que lhe possibilita melhor atuação em sala de aula. As deficiências identificadas neste estudo, sugerem guardar estreita relação com o desempenho negativo destes professores considerando-se também, as dificuldades na docência por eles apontadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.