TOM JOBIM, TARSILA DO AMARAL E MIA COUTO: ENCONTROS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i44.22253
Agências de fomento
Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Educação; Ensino; Ensino de matemática.

Resumo

Temos aqui a intenção de discutir sobre a utilização das produções artísticas como apoio para o ensino de matemática, busca-se apresentar perspectivas sobre o emprego de obras artísticas no ensino de matemática em diálogo contínuo e problematizador acerca da superação das fronteiras que separam e engessam saberes em perspectivas de práticas da educação centralizada no professor em detrimento das visões holísticas do conhecimento. Para tal fim utilizamos as discussões de Julia (2001), Gombrich (2012), Schmidt, Pretto e Leivas, (2016) entre outros. A proposta insere-se numa perspectiva em que literatura, artes plásticas e produção musical podem (e devem) entrelaçar-se com saberes matemáticos, para tanto optou-se por análise de obras de Mia Couto (1994), Tom Jobim (1958) e Tarsila do Amaral (1924). Neste estudo, percebeu-se que as searas que circundam os conhecimentos matemáticos podem ser ampliadas, tendo em vista o interesse e o conhecimento sobre  áreas que expandem-se  e abraçam outras formas de aprender-ensinar a partir de trocas simbólicas mas ao mesmo tempo efetivas nos processos cognitivos de educadores e estudantes quanto aos conceitos matemáticos ampliados por outras lentes do saber.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

FREITAS, A. F. dos P.; GOUVEIA NETO , S. C. de .; PESOVENTO , A. TOM JOBIM, TARSILA DO AMARAL E MIA COUTO: ENCONTROS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 44, p. 188–205, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i44.22253. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22253. Acesso em: 13 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios