MODELO BRASILEIRO BASEADO NO MODELO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.22348Keywords:
Pós-graduação, Políticas Públicas, Educação, Ditadura militar.Abstract
Este artigo é produto do Decreto n.º 977/65 e do contexto histórico em que este documento foi elaborado. Os impactos que o referido decreto e as regulamentações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) competem à sistemática, regulação e avaliação de operacionalização das pós-graduações no Brasil e, consequentemente, das pesquisas. O objeto de estudo se manteve no recorte documental da pós-graduação stricto sensu nacional, observada como reprodução do modelo norte-americano, onde buscou-se evidenciar as aproximações e contradições entre eles. O método de investigação utilizado foi o materialismo histórico dialético na modalidade de pesquisa documental. A referida pesquisa encontra justificativa na necessidade de constituir um aporte teórico que subsidiará o percurso de escrita de tese do doutorado. Como referencial teórico este estudo buscou suporte nos seguintes autores: Freitag (1986), Chauí (2013), Verdike (2008), Santos (2003), Cury (2009) e Guaciarema (1972). Logo, os resultados revelaram que, tanto o Decreto n. º 19.850/31 quanto o Parecer CFE 977/65, representam os tentáculos do autoritarismo que visam ofertar títulos e atender o ideal neoliberal do capitalismo. Assim, constatou-se que o sistema de pós-graduação brasileiro tem sido orientado segundo os pressupostos da pós-graduação norte-americana que atende, prioritariamente, as demandas do mercado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educere et Educare

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.