DA PERCEPÇÃO À IMAGINAÇÃO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E ONTOLÓGICOS DA VISUALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i33.22530
Agências de fomento

Palavras-chave:

Visualização matemática, percepção, imaginação.

Resumo

A busca pelos modos de acesso ao mundo matemático exige uma compreensão mais abrangente sobre a “natureza da matemática”, e nos faz repensar seu ensino menos algorítmico e mais comprometido com a construção conceitual. A “visualização” fundamenta a sensibilidade matemática como uma capacidade legítima de acesso ao conhecimento matemático, sendo a intuição e a imaginação essenciais para seu entendimento. Este artigo visa investigar diversas formas de visualização e o modo como elas podem colaborar para a compreensão e construção do conhecimento matemático, apontando suas características epistemológicas e ontológicas, e questionando sua cientificidade. Desse modo, a visualização, transformada também numa forma de “pensamento visual”, resulta ser um recurso de concretização de conceitos, sejam abstratos ou não, dando-lhes forma, movimento, trazendo-os para o mundo da nossa intuição. Assim, a visualização, alargando as possibilidades da matemática, se torna um tema de interesse para a Filosofia da Matemática e da Educação Matemática.

Biografia do Autor

José Carlos Cifuentes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Matemática pela UNICAMP. Professor no Departamento de Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR. 

E-mail: jccifa@gmail.com

ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS, Universidade Estadual do Paraná

Alessandra Hendi dos Santos, doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação em Cência e em Matemática - Universidade Federal do Paraná.  Professora da rede muncipal de ensino de Curiiba/PR. E-mail: alessandra.hendi@gmail.com

Downloads

Publicado

06-01-2020

Como Citar

CIFUENTES, J. C.; SANTOS, A. H. D. DA PERCEPÇÃO À IMAGINAÇÃO: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E ONTOLÓGICOS DA VISUALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 33, p. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22530, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i33.22530. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22530. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática