EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.22813Palabras clave:
Educação Ambiental; Sustentabilidade; Ética Contemporânea.Resumen
Este artigo relata uma experiência de prática de educação ambiental realizada em uma escola estadual do município de Santo Antônio da Platina – Paraná. Investigou-se a temática educação ambiental denominada “Escola Sustentável”. De abordagem qualitativa, esta pesquisa tem como referência principal a ética da responsabilidade do filósofo alemão Hans Jonas. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos 22 professores participantes do projeto. Os principais achados que surgiram a partir das unidades de análise identificadas nas respostas dos professores permitiram evidenciar três categorias: I - Importância da educação ambiental no ambiente escolar; II - Responsabilidade pessoal com relação ao futuro do Planeta; e III - Atitudes práticas em relação à educação ambiental. Os resultados da investigação apontam, ainda, para a necessidade de uma nova ética para sociedade tecnológica e, de fundamental importância, a educação ambiental no âmbito escolar para despertar, nas futuras gerações, um interesse em refletir sobre o destino da própria vida humana no Planeta.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educere et Educare

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.