Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 17 n. 42 (2022): Educere et Educare
v. 17 n. 42 (2022): Educere et Educare
Publicado:
01-12-2022
Artigos e Ensaios
PERMANÊNCIA X EVASÃO NA UNIVERSIDADE DE GURUPI
Tânia Maria Lago, Lina Maria Gonçalves
1-21
PDF
DESAFIOS DO “APRENDER” E DO “ENSINAR” NAS ATUAIS REDES INTERATIVAS DO CIBERESPAÇO À LUZ DE PIERRE LÉVY E JÜRGEN HABERMAS
Emmanoel de Almeida Rufino, Edna Gusmão de Góes Brennand
22-42
PDF
IDENTIDADES PROFISSIONAIS EM RECONFIGURAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO
Ana Paula Domingos Baladeli
43-57
PDF
ATUALIDADE DA OBRA “O GOLPE NA EDUCAÇÃO” DE LUIZ ANTÔNIO CUNHA E MOACYR DE GÓES
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Stenio de Brito Fernandes
58-79
PDF
O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES DO IFPB
EXPERIÊNCIA E PERSPECTIVAS
Patrícia Nogueira de Carvalho Pinto, Rodrigo Freire de Carvalho e Silva, Ana Paula Furtado Soares Pontes, Alan Leite Moreira
80-100
PDF
RUÍDOS E SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO
Jackson Gois, Gustavo da Silva Andrade
101-126
PDF
CONHECIMENTOS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Lucélia de Campos, Sandra Maria Wirzbicki, Fernanda Oliveira Lima
127-145
PDF
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO TEÓRICA
Maria Cristina dos Santos, Ana Maria da Silva Barbosa, Cíntia Wolfart
146-167
PDF
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O USO DE HQS NO ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Santos de Jesus Meneses, Marisete Augusta da Cruz, Ronaldo Nunes Linhares
168-189
PDF
PRÁTICAS FINANCEIRAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES DOENSINO MÉDIO EM SEU CONTEXTO FAMILIAR
Eliane do Carmo Marconato, Carlos Roberto Ferreira
190-205
PDF
CONEXÃO COMCIÊNCIA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Marcos Paulo Lopes Rodrigues, Edilane Ribeiro do Nascimento, Antônio Marcelo de Freitas Soares, Jones Baroni Ferreira de Menezes, Shirliane de Araújo Sousa
206-221
PDF
O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um levantamento de pesquisas de 2008 a 2018
Dayana Pereira dos Anjos, Gabriela Medeiros Nogueira, Maria Mertzani
222-242
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEDIADA
Marília Forgearini Nunes
243-258
PDF
MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO (MGME): UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Cristiana Brasilio Leite, Izabella Mendes Sant’Ana, Petula Ramanauskas Santorum e Silva
259-279
PDF
CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Luciana Amaral Garcia, Maély Ferreira Holanda Ramos
280-305
PDF
MIGRAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO NO OESTE PARANAENSE: A IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA RURAL DE DOIS IRMÃOS (1953-1959)
Rodrigo Pinto Andrade, Cézar de Alencar Aranut de Toledo, Francielle Aparecida Garuti de Andrade
306-326
PDF
SIMULAÇÕES INTERATIVAS E VÍDEOS DIDÁTICOS: ANÁLISE DO USO DESSAS ESTRATEGIAS PARA O AUXILIO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE FÍSICA
Maria Auxiliadôra Martins, Anderson Márcio de Lima Batista
327-346
PDF
APROXIMAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA FORENSE E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES
Aline Estivalet Reginato, Valéria Oliveira Ferreira, Valderez Marina do Rosário Lima, Marcelo Prado Amaral-Rosa
347-363
PDF
POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO CAMPO EDUCACIONAL FRENTE À REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DA LEI 13.415/2017
Mayara Tamilis Machado, Eucleia Gonçalves Santos
364-381
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira, Thamiris Christine Mendes, Juliani Cristina dos Santos
382-403
PDF
ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CONSIDERAÇÕES NO OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Elisete Gomes Natário, Rosa Cristina Vieira Dias
404-423
PDF
AUTORIDADE DOCENTE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE HANNAH ARENDT
Gilberto Oliari, Elisete Medianeira Tomazetti
424-443
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: ENCAMINHAMENTOS A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI
Adriana Aparecida Rodrigues, Adão Aparecido Molina
444-464
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM TORNO DE PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT
Débora da Gama Ettrich, José Luís Schifino Ferraro
465-484
PDF
AS CONCEPÇÕES E CONCEITOS DO CURRÍCULO DA CIDADE NO CONTEXTO DA DISPUTA POR HEGEMONIA DA ESCOLA PÚBLICA
Claudia Barcelos de Moura Abreu , Antônio Edilmar Leite Monteiro dos Santos
485-502
PDF
Palavras-chave
investigação científica
diferença
identidade
caipiras
wunenburger
simbolização
horta escolar
linguagem
analogias
teseu
língua brasileira de sinais
culpabilização
pecado
escrita
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99411
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17361
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15528
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14497
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13785
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13174
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12927
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10414
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10365
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9823