OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES

Autores

  • Neura Maria Weber Maron

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2283

Palavras-chave:

PROEJA, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este texto apresenta elementos para a reflexão sobre a proposta de formação docente-pesquisador-gestor a partir do documento que orienta a elaboração dos programas dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu: “Capacitação de profissionais do ensino público para atuar na Educação Profissional Técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propostas Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso de Especialização. Programa de Capacitação de Profissionais do Ensino Público para atuar no PROEJA” do MEC/SETEC. Proposto nos marcos deste programa, desenvolvido desde 2006 pela UTFPR e CEFETs em diversos estados do país, consiste numa estratégia fundamental e estruturante na implantação do PROEJA com a qualidade que este programa requer, por se tratar de um campo peculiar de conhecimento, portanto um novo domínio educacional e por não haver formação sistemática de professores para esse campo no Brasil. O estudo integra o Projeto de Pesquisa Interinstitucional Demandas e Potencialidades do PROEJA no Paraná – UTFPR/UTFPR/UNIOESTE e apresenta algumas constatações iniciais sobre os impactos dessa formação no quadro dos professores no Paraná.

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

MARON, N. M. W. OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 151–165, 2010. DOI: 10.17648/educare.v4i8.2283. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/2283. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional