OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2283Palavras-chave:
PROEJA, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este texto apresenta elementos para a reflexão sobre a proposta de formação docente-pesquisador-gestor a partir do documento que orienta a elaboração dos programas dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu: “Capacitação de profissionais do ensino público para atuar na Educação Profissional Técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propostas Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso de Especialização. Programa de Capacitação de Profissionais do Ensino Público para atuar no PROEJA” do MEC/SETEC. Proposto nos marcos deste programa, desenvolvido desde 2006 pela UTFPR e CEFETs em diversos estados do país, consiste numa estratégia fundamental e estruturante na implantação do PROEJA com a qualidade que este programa requer, por se tratar de um campo peculiar de conhecimento, portanto um novo domínio educacional e por não haver formação sistemática de professores para esse campo no Brasil. O estudo integra o Projeto de Pesquisa Interinstitucional Demandas e Potencialidades do PROEJA no Paraná – UTFPR/UTFPR/UNIOESTE e apresenta algumas constatações iniciais sobre os impactos dessa formação no quadro dos professores no Paraná.
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