OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROEJA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v4i8.2283Mots-clés :
PROEJA, Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos.Résumé
Este texto apresenta elementos para a reflexão sobre a proposta de formação docente-pesquisador-gestor a partir do documento que orienta a elaboração dos programas dos Cursos de Pós-Graduação lato sensu: “Capacitação de profissionais do ensino público para atuar na Educação Profissional Técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Propostas Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso de Especialização. Programa de Capacitação de Profissionais do Ensino Público para atuar no PROEJA” do MEC/SETEC. Proposto nos marcos deste programa, desenvolvido desde 2006 pela UTFPR e CEFETs em diversos estados do país, consiste numa estratégia fundamental e estruturante na implantação do PROEJA com a qualidade que este programa requer, por se tratar de um campo peculiar de conhecimento, portanto um novo domínio educacional e por não haver formação sistemática de professores para esse campo no Brasil. O estudo integra o Projeto de Pesquisa Interinstitucional Demandas e Potencialidades do PROEJA no Paraná – UTFPR/UTFPR/UNIOESTE e apresenta algumas constatações iniciais sobre os impactos dessa formação no quadro dos professores no Paraná.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.