ISTVÁN MÉSZÁROS: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23342Parole chiave:
István Mészáros, Educação, Capital.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição do filósofo húngaro István Mészáros ao campo da educação a partir, especialmente, da obra Educação para além do capital, publicada em 2005. Pretendemos demonstrar, neste texto de caráter teórico, que, não obstante o fato de Mészáros não ter tomado a educação como tema central em sua vasta produção bibliográfica, há, na fortuna crítica desse autor, uma interpretação não só muito original sobre a educação como também incontornável, diante do grave quadro de crise estrutural do capital no século XXI. Para dar conta dessa proposta, inicialmente, destacamos alguns aspectos da vida e do conjunto da obra de Mészáros que ajudam a entender o percurso intelectual que fundamentou as ideias desse autor sobre a esfera da educação. Por fim, tendo como base o livro Educação para além do capital, procuraremos demonstrar que o pensamento de Mészáros acerca da educação é, atualmente, um ponto de apoio imprescindível para a compreensão dos dilemas educacionais contemporâneos e a superação dos parâmetros dominantes de internalização do padrão de sociabilidade do capital.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.