ISTVÁN MÉSZÁROS: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

Autores

  • André Dioney Fonseca Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Wilson da Silva Serejo Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23342
Agências de fomento

Palavras-chave:

István Mészáros, Educação, Capital.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição do filósofo húngaro István Mészáros ao campo da educação a partir, especialmente, da obra Educação para além do capital, publicada em 2005. Pretendemos demonstrar, neste texto de caráter teórico, que, não obstante o fato de Mészáros não ter tomado a educação como tema central em sua vasta produção bibliográfica, há, na fortuna crítica desse autor, uma interpretação não só muito original sobre a educação como também incontornável, diante do grave quadro de crise estrutural do capital no século XXI. Para dar conta dessa proposta, inicialmente, destacamos alguns aspectos da vida e do conjunto da obra de Mészáros que ajudam a entender o percurso intelectual que fundamentou as ideias desse autor sobre a esfera da educação. Por fim, tendo como base o livro Educação para além do capital, procuraremos demonstrar que o pensamento de Mészáros acerca da educação é, atualmente, um ponto de apoio imprescindível para a compreensão dos dilemas educacionais contemporâneos e a superação dos parâmetros dominantes de internalização do padrão de sociabilidade do capital.


 

Biografia do Autor

André Dioney Fonseca, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

 André Dioney Fonseca é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). E-mail: andredioney@yahoo.com.br

 

Wilson da Silva Serejo, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Wilson da Silva Serejo é mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD) e professor substituto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

13-05-2020

Como Citar

FONSECA, A. D.; SEREJO, W. da S. ISTVÁN MÉSZÁROS: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23342, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.23342. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23342. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS