ISTVÁN MÉSZÁROS: POR UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.23342Mots-clés :
István Mészáros, Educação, Capital.Résumé
Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição do filósofo húngaro István Mészáros ao campo da educação a partir, especialmente, da obra Educação para além do capital, publicada em 2005. Pretendemos demonstrar, neste texto de caráter teórico, que, não obstante o fato de Mészáros não ter tomado a educação como tema central em sua vasta produção bibliográfica, há, na fortuna crítica desse autor, uma interpretação não só muito original sobre a educação como também incontornável, diante do grave quadro de crise estrutural do capital no século XXI. Para dar conta dessa proposta, inicialmente, destacamos alguns aspectos da vida e do conjunto da obra de Mészáros que ajudam a entender o percurso intelectual que fundamentou as ideias desse autor sobre a esfera da educação. Por fim, tendo como base o livro Educação para além do capital, procuraremos demonstrar que o pensamento de Mészáros acerca da educação é, atualmente, um ponto de apoio imprescindível para a compreensão dos dilemas educacionais contemporâneos e a superação dos parâmetros dominantes de internalização do padrão de sociabilidade do capital.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.