ENSINO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE NOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24391

Palavras-chave:

Ensino, Segurança do paciente, Estudantes

Resumo


O objetivo desse estudo foi analisar como está estruturado o ensino da segurança do paciente em cursos da área da saúde. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada em uma instituição de ensino superior localizada em Curitiba PR. Teve a participação de 395 estudantes, aplicando-se um questionário fechado que foi constituído por 12 perguntas objetivas e uma dissertativa. O estudo evidenciou que esse tema foi trabalhado durante a graduação, que os estudantes o consideram muito importante para sua formação, que os professores relacionam esse tema com outros assuntos e que os estudantes se sentem aptos para realizar uma assistência segura. Sugere-se que se tenham mais pesquisas em relação a essa temática a fim de que ela seja mais difundida, e que as IES insiram nas matrizes curriculares dos seus cursos esse tema.

Biografia do Autor

Jessica Guedes

Enfermeira pela universidade Estadual do Centro Oeste , mestranda na área de ensino nas ciências da saúde pela Faculdade Pequeno Principe.

Elaine Rossi, Faculdades Pequeno Principe

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Diretora Acadêmica da Faculdade Evangélica do Paraná por 6 anos. Exerceu a superintendência técnica do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba - IMAP, tendo sido Diretora da Escola de Adminstração Pública -da Prefeitura de Curitiba. É docente de vários cursos de pós graduação nas áreas de Planejamento, Gestão, Liderança, avaliação e Segurança do Paciente. Tem experiência na área de Gestão e Educação, com ênfase em liderança e avaliação. Foi diretora acadêmica do Instituto de Ensino e Pesquisa da Feaes. Atualmente é docente e pesquisadora docente da Faculdade Pequeno Príncipe em Curitiba, e do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu - Ensino nas Ciências da Saúde. Participante do Grupo de Pesquisa PENSA.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

GUEDES, J.; ROSSI, E. ENSINO SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE NOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.24391. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24391. Acesso em: 24 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios