Tendências neoliberais nas reformas e no financiamento do ensino superior brasileiro no início do século XXI

Autores

  • Daniele Lozano Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-2379-5403
  • Anselmo João Calzolari Neto UFSCar
  • Elaine Gomes Matheus Furlan UFSCar
  • Fernanda Vilhena Mafra Bazon UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i36.24409
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Superior, Políticas de Financiamento, Política Educacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das reformas e do financiamento da educação superior no Brasil, principalmente no século XXI em âmbito federal, de forma a traçar um breve panorama sobre este nível educacional a partir da implementação histórica de políticas neoliberais recomendadas por organismos internacionais. Nosso corpus de dados foi obtido a partir das seguintes fontes: Sinopses Estatísticas da Educação Superior (INEP); Produto Interno Bruto (PIB) disponibilizado pelo IBGE; o painel do orçamento do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP); e Indicadores Financeiros Educacionais elaborados pelo INEP. A análise do conjunto de resultados, considerando o número de matrículas e ingressantes e os investimentos em programas de expansão, permitiu evidenciar a aceleração da ampliação do setor privado - universidades de ensino - e a continuidade das políticas neoliberais ao longo do século XXI na educação superior brasileira pública - universidades de pesquisa.

Biografia do Autor

Daniele Lozano, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Matemática Aplicada com temática em Educação pela mesma instituição (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2019). Desde 2010 é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras.

Anselmo João Calzolari Neto, UFSCar

Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e doutorado em Educação também pela UFSCar (2012). Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da UFSCar campus Araras.

Elaine Gomes Matheus Furlan, UFSCar

Licenciatura Plena em Quimica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IQ/UNESP/Araraquara); Licenciatura em Pedagogia; mestrado e doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); pós-doutorado vinculado ao projeto temático “Programas especiais de formação de professores, educação a distancia e escolarização: pesquisas sobre novos modelos de formação em serviço” (PUC- SP/FE-USP/FAPESP). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da UFSCar campus Araras.

Fernanda Vilhena Mafra Bazon, UFSCar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da UFSCar campus Araras.

Downloads

Publicado

18-10-2020

Como Citar

LOZANO, D.; CALZOLARI NETO, A. J.; FURLAN, E. G. M.; BAZON, F. V. M. Tendências neoliberais nas reformas e no financiamento do ensino superior brasileiro no início do século XXI. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 36, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i36.24409. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24409. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios