MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO (MGME): UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i42.24410
Agências de fomento
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Formação Continuada; Melhor Gestão Melhor Ensino.

Resumo

O presente artigo estrutura-se a partir de um estudo sistemático em relação às produções científicas sobre o Programa “Melhor Gestão, Melhor Ensino” (MGME) desenvolvido na rede estadual de ensino do estado de São Paulo, com o objetivo de apresentar as aproximações e os distanciamentos observados nos artigos publicados que trazem a discussão do referido Programa (como resultado do Programa). A metodologia utilizada foi a revisão sistemática (FALBO, 2010),tendo como fonte de busca as principais plataformas científicas brasileiras, devido ao alto grau de abrangência e concentração dos trabalhos, que nos permite o aprofundamento das questões que compõem a problemática deste artigo: “Qual a recorrência nas produções científicas brasileiras no contexto das políticas públicas de formação continuada de professores da rede pública estadual sobre o Programa Melhor Gestão Melhor Ensino (MGME)? Como estas produções apresentam o histórico do MGME e as questões referentes ao seu início, seu desenvolvimento, sua relevância e seu fim? Quais as reflexões acadêmicas relevantes sobre o Programa que decorrem da análise destas produções? Ao longo do artigo apresentamos as discussões relevantes levantadas pelos autores e indicamos as possibilidades de pesquisas futuras. Como resultados do estudo encontramos a ênfase na formação continuada em serviço, o controle da qualidade da educação por meio da avaliação de competências e a articulação com a cultura de avaliação em larga escala.

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

RIBEIRO, E. V. de J.; NAKAYAMA, B. C. M. S.; LEITE, C. B. .; SANT’ANA, I. M.; SILVA, P. R. S. e. MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO (MGME): UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 259–279, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.24410. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24410. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios